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O que os professores podem fazer para facilitar o aprendizado de uma criança com distúrbio no Processamento Auditivo?

O Processamento Auditivo é o resultado da conversa que a orelha tem com o cérebro (Musiek, 1994). Quando o processamento auditivo está alterado, a criança terá dificuldade em processar as informações captadas pelas vias auditivas. Assim, ela ouvirá a fala, mas terá dificuldades em interpretar a mensagem recebida.

Caso haja um distúrbio no Processamento Auditivo, a avaliação mostrará as habilidades auditivas alteradas e essas informações nortearão as orientações aos pais e aos professores bem como todo o processo terapêutico.

Hoje falaremos especificamente sobre algumas dicas para os professores ajudarem as crianças com esse distúrbio.

– Coloque a criança na primeira fileira, perto do professor e longe de portas e janelas,

– Repita informações “chaves” ao longo da aula,

– Mostre à criança (chamando a atenção de alguma forma como com gestos, por exemplo) quando um ponto importante está sendo explicado,

– Ferramentas visuais (como quadro, computador, tablet) e a utilização de imagens e gestos podem ajudar muito.

– No momento da realização de provas e trabalhos é importante um ambiente tranquilo e silencioso.

– Não dê tanta importância, nesse momento, para erros ortográficos.

– Dividir as instruções dos trabalhos e das provas em pequenos passos escritos é um facilitador.

– Preparar  o assunto que será da próxima aula com a criança, familiarizando -a  com o que será dado em aula, também é uma boa alternativa para ajudá-la no aprendizado.

By Erika

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